17/11/2013

ELISABETH TEIXEIRA'S INTERVIEW IN PORTUGUESE

Aqui está a entrevista que fiz à Designer Elisabeth Teixeira em Português!



1. PaSJ: Quando é percebeu que queria entrar no Mundo da Moda? Conte-nos um pouco do seu percurso até hoje.
Elisabeth: Lembro-me de ter uns 5 anos e pedir a minha mãe para me fazer umas roupas com restos de tecidos e de ficar fascinada com a sua caixa de costura, perdia horas a brincar com botões e fitas. A minha mãe é muito criativa, e costumava fazer roupas para os meus bonecos e transformar peças. Desde muito nova sabia o que queria seguir como carreira e encaminhando assim os meus estudos para a área das artes. Nasci e estudei em Paris até ao 12°ano onde completei o curso de Artes e ofícios, e quando vim para Portugal fui estudar Design de Moda na Escola de Moda do Porto. Durante o curso concorri a vários concursos e ganhando vários prémios, dos quais o Prémio do concurso Aliança, o qual me deu entrada no Portugal Fashion já há 10anos. Desde daí tenho vindo a apresentar as minhas colecções na semana da moda portuguesa. Tive a oportunidade de aprender com os melhores designers portugueses, como Maria Gambina, Nuno Baltazar e Luis Buchinho.
2. PaSJ: Sabemos que durante a sua infância viveu eu Paris. Isso também a influenciou? Quais são as suas maiores influências? Elisabeth: Paris em si e a minha infância são as minhas principais inspirações. Tanto o glamour da cidade, e a sua elegância mas também o lado mais sombrio e da cultura hip hop são uma influencia constante nas minhas colecções. A muisca costuma ser o ponto de partida para elaborar uma peça, juntando a isso tudo o que me rodeia, desde da actualidade, filmes, exposições, etc. Todas estas fontes de inspiração acabam por se materializar nas minhas coleções. Tenho como forte referência um grande nome de moda francesa nos anos 30, a Madeleine Vionnet, por ter sido inovadora no usa de formas geometricas nas peças que criava, e por serem ao mesmo tempo tão actuais.
3. PaSJ: Como é um dia na pele de Elisabeth Teixeira? Elisabeth: Acordar as 7h30 da manha para levar o meu filho ao infantario, estar no atelier as 10h, ver o email e entre idas a fornecedores e confeccionadores, atender clientes. Das 13h as 14h30 é hora de almoço mas acabo sempre por voltar a trabalhar antes da hora. Nunca tenho um dia igual ao outro, ha sempre coisas a surgir e oportunidades novas que acabam por ditar o dia. As 18h acabou-se o trabalho para poder ir buscar o meu filho, e passar o resto do dia com ele e o meu namorado. A família é a minha base.
4.PaSJ: Se tivesse de escolher, quais acha que são as quatro palavras que caracterizam melhor as suas criações? Elisabeth: Romântica, desportiva, inesperada e divertida.
5. PaSJ: Explique-nos a sua colecção "Dévoiler" SS14. Elisabeth: A colecção “Dévoiler” SS14 é uma reinterpretação romântica das novas tribos. A colecção reflete a divergência e aproximação entre culturas na veneração à religião e ás marcas. As peças streetwear criam um folclore contemporâneo, criando assim uma simbiose entre tribos de Africa do Norte e as tribos urbanas. O ponto de partida foi um video da cantora M.I.A., o da música “Bad girls”. Começei a pesquisar tribos e começei a interessar-me pelas tribos de África do Norte, como os Berber e Touareg, daí o uso de materiais mais naturais e de varios padrões e sobreposições. Mas queria também criar um streetwear étnico usando materiais técnicos e formas desportivas, criando um look confortavel e descontraído.
6. PaSJ: Vamos ver mais de Elisabeth Teixeira nos próximos anos? Elisabeth: Estou com varios projectos em mãos neste momento, os quais darei novidades em breve!! Mas para além de continuar a apresentar as colecções em desfile no Portugal Fashion, vou continuar a divulgar a marca além fronteiras, internacionalizar a marca e conquistar novos mercados.
7. PaSJ: Por último, que conselhos ou dicas tem para dar a futuros criadores? Elisabeth: Nesta area é preciso muito trabalho, muita força de vontade e dedicação, é uma area muito dificil, sobretudo na situação economica actual mas é necessario estar atento ao que o mercado pede.



XX, Poison

No comments:

Post a Comment